segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sobre filas de bancos, supermercados...

As filas existem como uma medida justa e correta de ordenar as pessoas enquanto estão à espera de algo numa sociedade democrática. Alguém um dia teve a ideia de ordenar as pessoas nas filas (dizem que foram os ingleses) pela ordem de chegada. Mas ninguém nunca disse que as pessoas deveriam ficar coladinhas.
.
Para mim existe um grande problema nas filas. Este problema reside no fato de as pessoas não saberem comportar-se numa fila, colando-se umas às outras, de modo a fazer um enorme sanduíche humano.
.
Porque é que as pessoas que estão atrás de nós grudam-se tanto que somos capazes de sentir sua respiração em nossa nuca?? Nunca se ouviu a falar em fronteiras, em limites que, tal como a linha do horizonte, são invísiveis, mas estão lá. Já dizia Saint Exupéry "O essencial é invisível aos olhos", hehehe... Penso que isto também pode ser aplicado aos nossos limites espaciais.
.
Tenho esperança que um dia haja uma lei que demarque bem a distância que as pessoas são obrigadas a guardar umas das outras enquanto estiverem em filinha. Aí poderia estar à vontade para abrir a minha bolsa ou a minha carteira sem ter alguém olhando para dentro delas; poder atirar o meu cabelo para trás sem estar com medo de atingir alguém nos olhos, enfim estar à vontade sem sentir a respiração ou o perfume da pessoa que está atrás de mim.

Outra coisa que me irrita muuuito quando estou numa fila, principalmente as de banco, é perceber pessoas pedindo a um conhecido que está mais a frente que pague uma continha sua ou faça um depósito. Que falta de civilidade! Tá certo que algumas filas não andam mesmo (como as do Banco do Brasil e algumas agências do Bradesco), mas a mesma pressa e urgência que ele tem, eu tenho, o que não me impede de enfrentar a tal referida fila de maneira civilizada, como todo cidadão deve fazer.

Se estou numa fila de banco, mal olho para o lado justamente para que um conhecido não me veja. E se me vêem e me pedem para pagar uma conta ou fazer um depósito, tenho vergonha alheia por esta pessoa. Minha vontade é negar, mas não sei se ficarai mais sem graça por parecer descortês ou por mostrar a esta referida pessoa o quanto ela está sendo mal educada. Até posso fazer o favor, mas a minha cara não vai estar transparecendo alegria. .

Portanto, se me virem numa fila de banco numa posição mais adiante que a sua, não me peçam para fazer uma transação financeira como favor. Vou ficar muito irritada com a sua falta de respeito para com as demais pessoas que estarão na fila esperando há horas e, ainda assim, correndo contra o relógio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...