sábado, 29 de agosto de 2009

Pra ser Diva tem que saber...

.

Eu sou uma Diva fácil de se irritar, é bem verdade, e uma das várias coisas que são capazes de me tirar do sério e me fazer descer do salto rapidinho são os erros de português. Um desses, me faz ter vontade de gritar: quem usa MAIS ao invés de MAS.

Se eu tiver com TPM então... Eu juro que eu tenho vontade de pegar a cabeça do infeliz que faz isto e bater na parede. Mas hoje eu estou calma, graças às cápsulas de Óleo de Prímula (remedinho milagroso contra TPM), estou sem muita vontade de bancar o Derek de Grey´s Anatomy e ver pedacinhos de cérebro e, incrivelmente, estou com uma paciência enorme para explicar a diferença entre as duas coisas. Vejam só:

MAIS: É advérbio de intensidade, designa aumento, soma, adição, acréscimo; tem sentido oposto ao MENOS ou pode ser substituído por TAMBÉM.

MAS: É conjunção coordenada adversativa, designa mudança/oposição de idéias e pode ser substituído por PORÉM, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA, NO ENTANTO.

Exemplos:

1) MAIS - Advérbio:
“Vou ali fazer as compras da semana e, mais tarde, vou fazer pizza.” - O MAIS significa que você vai esperar a feira acabar, vai dormir a tarde toda e só vai fazer a pizza quando anoitecer.

Fácil até aqui? Ok, compliquemos:

2) MAS - Conjunção coordenada adversativa:
“Não gosto de você, mas tenho que te aturar.” - o MAS significa que mesmo odiando a pessoa em questão, você ainda tem que olhar na cara dele. Acontece muito. É o mesmo caso da música-tema da Norminha de Caminho das Índias: "Você não vale nada, mas eu gosto de você."

Pra ficar mais fácil ainda é só usar este macete (macete é pra quem é ou já foi aluno do Jarbão): quando for usar MAIS ou MAS numa frase, tente substituir a palavra em questão por PORÉM. Se a frase fizer sentido, é pra você usar MAS, mas (viu só?) se a frase ficar grotesca, é pra usar MAIS.


Por enquanto é só. Logo, logo teremos novas dicas. Afinal uma chuva de informações numa hora destas (como diria minha irmã) poderia enferrujar os neurônios. =D
.

Um comentário:

  1. Parabéns flor, amo "blogar", amo escrever e achei super interessante a idéia de criar esse espacinho aqui. Saiba que virei por aqui sempre e desejo sucesso para essa nova etapa de sua vida. Bjinhos flor. Claudiana Ramos Amorim.
    Depois visita o meu blog: www.amoreamores.turmadobar.com.br

    ResponderExcluir

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...