segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Papo mulherzinha: perfumes e afins.

Aromas sedutores
.
A história da humanidade poderia ser contada através da história do perfume, mas foi só no século XVII, época clássica, que as primeiras fábricas de perfume começaram a surgir no sul da França. A palavra perfume tem origem nos cheiros exalados pela queima de plantas e vem do latim per (através) e fumum (fumaça). Hoje, existem as mais variadas fragrâncias que se classificam entre cítricos, florais aquáticos, orientais amadeirados, orientais florais, chypre frutal e floral, entre outras.
.
.
O perfume que combina com você
.
Clássica: o estilo refinado e elegante da mulher clássica pede perfumes com fragrâncias chypre florais, florais amadeirados, orientais florais ou ainda nos distintos florais aldeídicos.
.
Glamourosa: sensuais e misteriosas, essas mulheres acertam ao escolher fragrâncias orientais com nuances quentes e toque adocicado, que combinam notas de âmbar, baunilha, especiarias e incenso.
.
Moderna: de personalidade alegre e despojada, essa mulher combina com fragrâncias frescas e vibrantes, através da combinação de notas como limão, bergamota, mandarina, lavanda, alecrim, pêra e maçã. Aposte também no grupo de perfumes unissex.
.
Sedutora: as escolhas mais indicadas para esse perfil são as fragrâncias com caráter frutal e e ingredientes mais densos como madeiras, baunilha e especiarias.
.
Romântica: tanto os perfumes florais quanto aqueles com tons de frutas combinam bem com esse estilo, pois expressam feminilidade. Os florais mais delicados como rosas, violetas e flores brancas se destacam.
.
.
Poder de fixação
.
Você passa seu perfume de manhã e depois de algumas horas o cheirinho já foi embora? Isso acontece porque a força de um perfume depende, basicamente, da concentração de fragrância e das matérias-primas utilizadas em sua concepção. Ao pé da letra, a palavra perfume aplica-se somente ao extrato – o tipo de mistura que contém a mais alta proporção de fragrância concentrada e com o menor teor de álcool possível (as outras misturas quase sempre levam um pouco de água na fórmula).
.
Portanto, quanto maior a concentração de fragrância, mais tempo ele dura na sua pele.
.
Parfum: extrato da fragrância que representa o aroma em sua mais pura forma. Puros, contém de 20 a 40% de óleo de fragrância e caros elixires. Deve ser aplicado em pequeníssima quantidade e não deve ser borrifado, tudo para manter um aroma agradável na pele.
.
Eau de Parfum / Parfum de Toilette: a fórmula mais popular. Contém entre 7 e 14% de óleo de fragrâncias e elixir de perfumes. É a segunda essência mais forte e duradoura. 70% do aroma se perde após algumas horas e aproximadamente 30% permanece por todo dia.
.
Eau de Toilette (Água de Toalete): apresenta uma concentração menor de óleos e elixires do que o Eau de Parfum ou perfume, contendo de 1 a 3% de óleos de fragrância. Nele 80% dos óleos evaporam em apenas 3 horas. A fragrância foi pensada para ser usada como água de banho e ser aplicada no corpo todo.
.
Eau de Cologne (Água de Colônia): a fragrância se tornou popular graças a Napoleão Bonaparte. Os aromas eram construídos diferentemente do modelo francês, com pouco tempo de duração. A colônia permanece na pele por apenas duas horas e deve ser usada com um spray.
.
Splash (Deo Colônia): concentração até 3%. O aroma dura até 3 horas.
.
Perfume cremoso: fórmula é mais recente invenção. Combina finas fragrâncias com perfume. Contém 8% de óleos aromáticos presentes no perfume e de 3 a 5% de loção corporal perfumada. O creme é mais grosso que as loções normais, o que permite uma fixação maior. O aroma dura até 24 horas na pele, por um preço muito mais em conta do que a fórmula pura do perfume.
..
.
Manual do perfume
.
- Os melhores locais para aplicar o perfume são: atrás das orelhas, pulsos, joelhos, palmas, clavícula e tornozelos.
.
- Durante o dia escolha fragrâncias mais leves à base de ervas aromáticas, como lavanda ou alecrim, ou ainda as cítricas com laranja, bergamota ou limão, que evaporam mais rápido. À noite, as melhores fragrâncias são aquelas elaboradas com ingredientes mais densos, como madeiras, resinas e flores nobres.
.
- Não aplique o perfume em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado, além de haver o risco de manchar a peça.
.
- Perfumes devem ser mantidos ao abrigo da luz, umidade e calor, pois se alteram quando, expostos a esses agentes.
.
- Jamais aplique um perfume antes de exposição ao sol, pois se trata de um produto químico que pode agir como sensibilizante e provocar manchas na pele.
.
- Caso a pele fique irritada com a aplicação de um perfume, é melhor deixá-lo de lado. A reação indica alergia à fragrância ou a algum de seus componentes.
.
- Fuja das fragrâncias muito fortes, que provavelmente incomodarão as outras pessoas, podendo causar até dor de cabeça e enjôo. Evite aplicar sabonete líquido e hidratante perfumados quando usar perfume. Isso apenas vai aumentar a intensidade da sua fragrância. Assim você evita causar uma overdose nos coleguinhas de trabalho, de fila, de ônibus, de restaurante...
.
.

Validade
.
Fechado, na caixa, e guardado longe da luz e da umidade, um perfume dura até 3 anos. Depois disto, é recomendado que ele seja aberto. Após aberto, começa o processo de oxidação e a validade é de mais 2 anos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...