segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Coisas que me incomodam: retenção de líquidos.

Divas do meu Braseeeelll, sei que muitas de nós sofre com a retenção de líquidos que nos deixa com aquela sensação de estufamento repentino da barriguinha, rosto mais cheinho, seios aumentados e pés inchados. Isto ocorre pelo menos uma vez por mês no período que antecede a menstruação, mas as causas da retenção de líquidos vão muito além da TPM e a gente pode tomar providência para evitá-la ou amenizar seus sintomas.


Saiba tudo sobre retenção de líquidos

Primeiro você deve começar a observar seus comportamentos: costuma ir regulamente ao banheiro? Não urina com frequência? Sente muita sede? Apresenta grande inchaço em algumas áreas do corpo? Estes são sinais de que você pode estar em um período de retenção de líquidos.

Embora essa seja uma fase incômoda devido à sensação de aumento de peso, não há muitos motivos para se preocupar, pois a retenção de líquidos não é considerada doença, de acordo com a médica especialista em endocrinologia e nutrologia, Dra. Ellen Simone Paiva. “Essa característica nada mais é do que um sintoma da menstruação, pois desde que começa a produção hormonal do ovário, há a retenção transitória e cíclica de líquidos”, explica.

Então, nada de medidas drásticas. Ainda segundo a Dra. Ellen, a ingestão de medicamentos diuréticos induz à perda forçada de água, além de proporcionar a falsa impressão de que houve perda de peso. “O sumiço temporário do inchaço nesses casos ocorre à custa de desidratação”, completa.

Embora a retenção de líquidos seja um processo normal, que termina após a liberação de progesterona e estrogênio assim que a menstruação acontece, em alguns casos ela precisa ser acompanhada, caso seja parte de um dos sintomas de doenças como insuficiência renal, cardíaca, ou doenças crônicas do fígado.


Dicas para prevenir a retenção de líquido

Se você anda sentindo-se inchada, indisposta e tem observado aumento de peso pode ser que seu corpo esteja retendo líquidos.

A chamada retenção hídrica pode ocorrer por diversos fatores, dentro os mais comuns: problemas hormonais ou emocionais, ingestão de alimentos com muito sódio, temperados exagerados e embutidos. Isso provoca um acúmulo anormal de líquidos entre as células que é eliminado pelo organismo, mas podemos dar uma ajuda ao organismo.

. Beba muita água, pelo menos oito copos por dia. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, elimina as toxinas;
. Invista em hortaliças e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia, pêra e abacaxi. As folhas facilitam a digestão. Rica em potássio, a água de coco é boa opção. Aipo, beringela, alho e fibras também são alimentos funcionais que ajudam a prevenir a retenção;
. Faça exercícios físicos regularmente, pois ajuda a eliminar gorduras e líquidos;
. Diminua o sal nas refeições;
. Tome chás diuréticos, como os de hortelã e cavalinha;
. Evite alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce;
. Cuidado com as carnes com muito sal, como bacalhau, carne-seca e embutidos;
. Aposte na drenagem linfática.


° UTILIDADE PÚBLICA:
Drenagem linfática e massagens redutoras e relaxantes no conforto do seu lar com Loyana Oliveira (77) 8128-4195. Ligue e agende um horário!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...