domingo, 15 de novembro de 2009

O barato, muitas vezes, pode sair bem caro.

Muitas vezes o custo do que sai mais barato acaba sendo bem maior que o preço daquilo que tem valor justo. É bom pensar nisso quando você for comprar um produto ou contratar um serviço!
.
Todos nós somos culpados de ter um dia comprado produtos ou contratado serviços a preço de banana. Vez ou outra você já deve ter visto anúncios de liquidação de sapatos para mulheres, por exemplo, que lhe deixaram tentada, ainda mais por parecer a maior pechincha oferecida na face da Terra.
.
Raramente uma mulher resiste a isto. É comum a gente se dirigir à loja, pedir a vendedora para experimentar aqueles magníficos sapatos e, embora você calce 36 e os sapatos sejam 35, ou você não aguente usar sapatos de salto alto por muito tempo e os saltos daqueles magníficos peep toes ultrapassem 10 cm, você começa a achar justificativa.
.
Os sapatos têm exatamente a cor que combina com sua roupa nova. Com o uso, eles vão ceder! Quando eu for usá-los, vou ficar praticamente sentada a maior parte do tempo e os saltos 15 cm não vão me incomodar. Nada faz com que você resista a uma pechincha dessas.
.
Você paga e sai da loja com um par de sapatos que custaria muito mais caro se fosse o mais adequado para você. São tão leeeendos que você vai arrasar ao usá-los na festa de confraternização da empresa em que trabalha.
.
Chegado o grande dia, você calça os sapatos e sente um desconforto ao dar os primeiros passos, mas você resolve ir mesmo assim, afinal são tão bonitos e foram comprados por um precinho inacreditável de tão baixo.
.
Será que não foi um preço alto demais para usar somente uma vez? Não teria sido melhor você pagar o preço normal por um par de sapatos do tamanho certo e usá-los por vários meses?
.
Existe um ditado que diz que quase sempre o barato sai muito mais caro e é por isto que eu não compro sapatos que eu não consiga usar porque é menor que o meu número ou é alto demais para que eu consiga me equilibrar sobre eles.
.
Pelo mesmo motivo também contratei o serviço de buffet de maior credibilidade e qualidade (e mais delicioso, diga-se de passagem) para o meu casamento mesmo sabendo que poderia encontrar orçamentos mais em conta. O que eu queria era servir bem os meus convidados.
.
E é também por este motivo que eu não contrato serviços que não contem com profissionais capacitados para executá-los. Caso o fizesse, correria o risco de cancelar uma festa para 500/800 pessoas, que teria tudo para ser badaladíssima só porque, por exemplo, por uma diferença ínfima no valor dos orçamentos, a empresa de iluminação contratada não tinha um profissional qualificado para fazer funcionar adequadamente seus equipamentos.
.
Imagine a cena: todo mundo chegando para a festa e tudo apagado lá dentro porque não fizeram antecipadamente testes de energia. Vai rolar, não vai rolar... Na incerteza, muitos desistem de adquirir os ingressos para a festa e vão para casa ou para outro lugar. A divulgação com panfletos e promotoras bonitonas custam caro. A banda ou os DJs contratados geralmente são de fora da cidade. O serviço de bar se preparou para atender ao público previsto. Patrocinadores e parceiros frustrados. O tempo investido na organização... Prejuízo total.
.
Quando me indagam sobre o preço do serviço que a minha empresa presta (Light & Sound Iluminação – já ia me esquecendo de falar =D), que o mesmo está com o preço um pouco acima do mercado, pergunto a pessoa que está contratando, se ela está preocupada com preço ou com custo.
.
O preço é de uma vez só, o custo é algo com que vai se preocupar todo o tempo que tiver o produto ou que o serviço estiver sendo prestado. Vou explicar melhor usando ainda o exemplo do tipo de serviço que minha empresa oferece e da festa que poderia não acontecer: as tomadas dos cabos de energia da dita empresa contratada são de qualidade duvidosa ou não suportam a carga de energia utilizada pelos equipamentos. A qualquer hora elas podem derreter, o que, consequentemente, acarretará no desligamento dos aparelhos. A festa vai parar, sem previsão de retorno, isto se tiver retorno. Retornando, todos pensam: quanto tempo até parar de novo? Vale a pena a apreensão?
.
É como quando se compra um automóvel. Comprar um carro usado com um preço bem melhor, às vezes não vale a pena. Pois com o passar do tempo você pode precisar fazer tantos consertos, tantas trocas que a diferença vai custar caro.
.
Será melhor pagar o preço justo e encerrar o assunto, do que continuar pagando pequenos custos sempre. ;-)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...