sexta-feira, 22 de abril de 2011

E viva a nossa Língua Portuguesa!!

QUANDO USAR EU, ME e MIM?

EU é pronome pessoal reto utilizado sempre em posição de sujeito, ou seja, conjuga verbo.

Eu gosto de comida.
Esse prato é para eu comer.

ME e MIM são pronomes oblíquos utilizados em posição de complemento verbal (objeto) ou complemento nominal. ME e MIM não são utilizados como sujeito. E também não conjugam verbo, assim, não existem frases do tipo:

Esse prato é para MIM comer.
Ela pediu pra MIM fazer o almoço.
Traga o quadro pra MIM pendurar na parede.

Não se usa construções deste tipo, a menos que você tenha virado índio. Porque até onde eu sei, quem usa este tipo de "coordenação" entre as palavras são os índios na tentativa de falar como o homem branco: “MIM QUERER CHAPÉU”; "MIM, TARZAN, VOCÊ, JANE”.
.
.
E qual a diferença entre ME e MIM?

Ambos são pronomes oblíquos usados como complemento nominal e/ou verbal (objeto). O ME completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição, já o MIM é utilizado depois de preposição (a, para, de, sem, por...).

Exemplos:

MIM
Ela não gosta de mim. (Viu a preposição?)
Não vá sem mim.
Dê isso para mim.

ME
Dê-me isso. (Sem preposição)Negrito
Ela me falou que levaria o livro.

Depois de tudo isto, é fácil entender por que não se aceita uma construção como:

Lúcia MIM ofereceu uma bebida.

O correto seria: Lúcia ME ofereceu uma bebida ou Lúcia ofereceu uma bebida A MIM.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...