quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quem vem pro Festival de Inverno Bahia 2011 tem que conhecer Vitória da Conquista - Parte I


Enquanto o site do Festival de Inverno Bahia ainda insiste em manter segredo (como se isso ainda fosse possível nos dias atuais com o acesso a tantas informações, rsrs...) com relação a programação oficial do evento, coisa que eu já divulguei aqui, vou apresentar um pouco desta cidade que abriga um dos eventos mais aguardados por todos. É bom que quem vier de fora pode ir se familiarizando com a Suíça Baiana.

Vitória da Conquista tem uma população de 306.374 habitantes (IBGE - 27/11/2010), o que a torna a terceira maior cidade do estado. É pólo regional de uma área que abrange aproximadamente oitenta municípios na Bahia, além de dezesseis cidades do norte de Minas Gerais. Possui uma área de 3.743 km².

Conquista tem um clima tropical de altitude por causa da elevação da cidade, com média de 923m e mais de 1.100m nos bairros mais altos. Por isto, é uma das cidades mais amenas das regiões Norte e Nordeste do país, registrando temperaturas inferiores a 10 °C em alguns dias do ano. O mês mais quente é março, com temperatura média de 21,8 °C, enquanto o mês mais frio é julho, com média de 17,8 °C. A temperatura mínima no inverno pode chegar a 5 °C, daí o fato de ser conhecida como Suíça Baiana. O clima é bem propício para a realização do Festival de Inverno na cidade. Quem vier de fora, pode trazer bastante agasalho porque vai ser um item über importante para compor o seu look.

Vitória da Conquista possui uma estrutura compatível com sua população, a terceira maior da Bahia. Seu comércio forte e muito dinâmico conta com grande número de empresas, um shopping center de médio porte que está em franca expansão, o Conquista Sul, além de vários conjuntos comerciais, com lojas e salas de escritórios. O comércio abrange todo o centro-sul da Bahia além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população aproximada de pouco mais de 2 milhões de pessoas, o que coloca a cidade entre os cem maiores centros urbanos do país.

A cidade também conta com um setor de saúde público e privado muito bem estruturado, que renderam prêmios a nível nacional e internacional, frequentemente seu modelo de saúde pública tem servido de exemplo até mesmo para outros países.

Conquista também se destaca por possuir um setor educacional privilegiado, formado por excelentes escolas conveniadas com as melhores redes de ensino do país, além de contar com várias faculdades, tais como FAINOR, FTS, JTS, UFBA, IFBA e UESB, o que a consagra como um importante pólo de educação superior com cerca de 12 mil universitários, não só para o estado da Bahia, como para todo o Brasil.

Destacam-se setores da economia como o moveleiro, considerado o maior pólo desta natureza no estado. A cidade é grande produtora e exportadora de café e, atualmente, a construção civil tem sido o grande destaque na economia. Na indústria destacam-se o Grupo Marinho de Andrade (Teiú e Revani), Coca Cola, Dilly Calçados, Umbro, Kappa, BahiaFarma, Café Maratá, Avinor, dentre outras.

Para chegar à cidade, o acesso é feito através das rodovias BR-407, BA-263 e BR-116 (Rio-Bahia). A estação rodoviária possui linhas diárias para todas as cidades da região e principais cidades do país, além disso o Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo passou por reforma e está disponível para aeronaves de médio porte com vôos diários das empresas Passaredo e Trip para diversas cidades brasileiras. Chegando de carro, ônibus ou avião, todos serão muitíssimos bem vindos!! =D

Fonte: Wikipédia, site PMVC
Foto: Tata Valéria

2 comentários:

  1. a foto de Martinha não traduz a exata impressão q Conquista provoca atualmente. hoje, em mais um dia de pautas da revista q estou editando, q tem foco em arquitetura e decoração, estive no ap de uma grande amiga, ex-proprietária do Café Don'Antônia, e pude ver uma das vistas mais significantes deste momento de verticalização e boom da construção civil da cidade. óbvio q aproveitei pra fazer fotos incríveis de lá. era o q eu precisava pra encerrar uma das pautas, q trata deste exato assunto. outra coisa...o texto tb não fala da Conquista real. os cantos, lugares, espaços e situações q fazem dessa cidade q amo, muito pelo q percebo de mudança, um roteiro escondidinho, feito o frio (este já não gosto. rs.). então...proponho...vamos fazer uma lista disso juntos? bjo no coração e obrigado por ter comentado no meu blog. tem um outro texto lá em q eu continuo sendo rio, ainda sorrio, e vivo o exato instante disso. veja vc mesma: http://tinyurl.com/tomesuapilula19. bjo no coração.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Marco!!
    Conquista realmente está bem diferente, mas, de todas as fotos que busquei, esta de Marta era a que melhor mostrava a extensão da cidade, apesar de não aparecer a sua verticalização.
    A primeira vista, quis apresentar os aspectos gerais da cidade. Aos poucos, e com a ajuda que vc propôs e eu vou aceitar com todo gosto, vou pincelando outras vertentes da cidade. Hoje tem mais Conquista!! Rsrs...
    Beijosssssssssss..

    ResponderExcluir

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...