quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eu preciso muito disso!

A semana acabando e a gente começa, de certo modo, a fazer planos para a semana que já está a caminho.

Eu tenho uma meta: transformar meus hábitos. Sei que não dá pra ser radical e mudar tudo de vez, afinal hábitos não se instalam de um dia para o outro. É preciso tempo para adaptar-se e fazer com que eles se tornem comportamentos automatizados e integrados na nossa rotina. Aos poucos conseguimos grandes, sólidos e bons resultados, por isto, vou eleger uma mudança por semana. Elejam as suas mudanças também, Divas!

Vamos a alguns exemplos de coisas que nós sabemos que deveriam ser feitas, mas nem sempre fazemos.

Beber 2 litros de água por dia
A água hidrata, faz o corpo funcionar melhor e ajuda no processo de eliminação das toxinas. Alguma mega-novidade? Você sabe que a pele fica mais bonita, o intestino trabalha de modo mais regular, mas ainda assim não bebe a quantidade de água necessária para otimizar o funcionamento do organismo. No calor bebemos mais água, mas nos desidratamos mais depressa. Assim, beba água antes de sentir sede, pois a sede já é um sinal de uma mínima desidratação. E água é ÁGUA: não é suco ou refrigerante (mesmo diet).

Consuma mais verduras, legumes e frutas
Fontes de vitaminas, sais minerais e fibras - são itens fundamentais para a nutrição do nosso corpo. Além disso são menos calóricos e por serem naturais, são menos agressivos. O ideal é consumir de 2 a 3 porções de frutas e de 3 a 8 porções divididas entre legumes e verduras. Eles combatem os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e os benefícios são nítidos nos cabelos e na pele. Esta é a maior dificuldade que enfrento. Simplesmente me esqueço de comer frutas e detesto legumes e verduras (só gosto do básico: batatinha, abóbora...)

Exercite-se!
Não precisa frequentar uma academia todos os dias da semana. Nem sempre há dinheiro e tempo disponíveis para isso. Mas faça qualquer atividade: uma caminhada, bicicleta ou esteira, não vá de carro à padaria, suba e desça escadas ao invés de usar o elevador, brinque com seu filho, faça uma faxina em casa. O importante é sair da faixa do sedentarismo. Uma caminhada de 40 minutos de 2 a 3 vezes por semana já é um bom começo.

Não exagere no açúcar.
O açúcar das frutas é benéfico. Aquele presente nos produtos integrais também. Mas exagerar nos doces é desbalancear a equação do corpo e dar uma energia de uma qualidade que ele não necessita: aí ou você terá que gastá-la ou vai sentir os efeitos nos quadris e na cintura. É uma questão de bom senso. É claro que, a não ser que você seja diabético, não precisa abrir mão do prazer de um chocolate, um pudim ou um sorvete. Mas não todos no mesmo dia. Nem todos os dias. Equilíbrio é a chave. Ficou com vontade de um docinho? Escolha uma opção entre: frutas secas, barrinha light de cereais, uma fruta fresca, uma gelatina ou um iogurte de frutas.

Faça refeições mais leves à noite.
Após às 18h o metabolismo começa a desacelerar. O alimento ingerido horas antes de ir para a cama não será gasto da mesma forma que durante o dia por causa do repouso de mais ou menos 8 horas. Calorias não gastas podem significar aumento de peso, dependendo da rotina que você tiver. Fora que uma alimentação mais pesada pode render uma digestão mais lenta e uma noite de menos descanso para o seu corpo. Opte por saladas, sopas, verduras e frutas, um lanche natural. Isso não quer dizer que a noitada de pizza tenha que ser descartada. Somente que ela não deve acontecer 3 vezes por semana.

.............................................................................................................................

Como inserir hábitos mais saudáveis na sua rotina?
- Faça uma listinha de alguns hábitos que são importantes e devem ser inseridos na sua vida;
- Foque-se em um por semana: escolha um deles e durante 7 dias fique atento para não deixá-lo de lado e encontrar formas de encaixá-lo na sua rotina da melhor maneira possível. Na semana seguinte, insira (não é para substituir, mas inserir para complementar!!) outro hábito - e assim por diante;
- Não tenha pressa. Hábitos demoram para serem instalados. Modificar comportamento envolve esforço emocional, empenho e comprometimento. Lembre-se que é uma escolha sua e não deve ser um peso.


2 comentários:

  1. Muito bom, Geo! A mudança de hábitos é o início da reforma íntima. Mude aos poucos, com o tempo terá grandes resultados.Como nos disse Madre Tereza em um dos seus textos:"Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha" Beijos! Fran.

    ResponderExcluir
  2. As mudanças de hábitos realmente não são fáceis, mas nada é impossível. Se tem uma meta, corra para cumprí-la! =D
    Beijos, Fran,

    ResponderExcluir

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...