domingo, 13 de setembro de 2009

Diva quase tendo um xilique no Shopping.

EXPERIMENTAR ou EXPREMENTAR?!
.
Andando pelo Shopping para ir ao cinema, foi inevitável ouvir uma conversa de umas pessoas que vinham logo atrás de mim e do meu marido: "Eu não gosto de comprar roupa, porque não tenho a menor paciência pra exprementar."
.
Não tive um infarto fulminante na hora porque tenho um coração forte. Tá... Tá bom... Podem vir me falar que é uma forma aceita pela linguística porque se trata de um regionalismo, uma vez que o Brasil é um país gigaaaante e cada região tem um "jeitinho" especial e diferente de usar a nossa linda língua. Mas eu não concordo muito com essa de regionalismo não. Para mim não existe esta de EXPREMENTAR e muito menos EXPERMENTAR (coisa que também costumo ouvir por aí).
.
Tá na dúvida?! Expremente escrever assim num currículo para você ver se consegue a vaga de trabalho que tanto deseja. =D
.
Vamos à explicação:
.
EXPERIMENTAR (EX-PE-RI-MEN-TAR) é um verbo transitivo que deriva da palavra EXPERIÊNCIA e significa testar, pôr à prova, tentar, analisar, verificar recorrendo à experiência, sentir, conhecer por experiência.

Exemplos:

Ensaiar, testar, pôr à prova:
O prefeito quer experimentar a nova ponte.
O juíz experimentou a honestidade do réu.

Conhecer por experiência, sentir:
Luíz experimentou a alegria de ser pai.

Sofrer, suportar:
Paula nunca tinha experimentado tantas dificuldades no trabalho.
.

Então é isso aí. Vamos EXPERIMENTAR falar (e escrever) corretamente a nossa Língua.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...